Itália: Anúncio pró-diversidade sexual causa polêmica

Divulgação.

A cadeia sueca de lojas, Ikea tem uma longa história de parcerias com homossexuais com anúncios tanto impressos quanto spots de tv, a marca sempre incluiu casais gays e lésbicas. Então nada mais que normal na publicidade, ver dois homens de mãos dadas, com o slogan “Somos abertos a todas as famílias”. Salvo que ela foi publicada na imprensa italiana, onde casais homossexuais são um tabu, e famílias homoparentais, quase um sacrilégio.

De fato, a iniciativa da Ikea se enquadra no âmbito de seu compromisso com a organização Parks, que tem como objetivo ajudar grandes empresas a lutar contra a discriminação, especialmente contra as pessoas LGBT. Em seu site, a Parks comentou a publicidade da rede sueca. “Esta é mais uma prova de que as empresas estão dispostas a falar com seus clientes (e funcionários) LGBT, mesmo no mercado italiano, em todos os lugares, não apenas no norte ou na metrópole”. A publicidade deveu-se a abertura de uma nova loja Ikea em Catânia, na Sicília, ilha que faz parte da Itália.

Ainda assim, nem todo mundo ficou entusiasmado com o comercial. Alguns rangeram os dentes, especialmente o jornalista Andrea Indin em sua coluna no jornal Giornale, sob o título “A campanha chocante da Ikea com casais homossexuais”. Neste diário de centro-direita, de propriedade do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, o jornalista embarca em uma longa argumentação para demonstrar que a abordagem da Ikea na verdade é comercial.

Segundo ele, a estratégia publicitária da marca não tem por objetivo promover os direitos dos casais homossexuais, “mas para falar de si mesmo, chamando atenção”. A resposta veio de bloggers italianos que escreveram em tom de piada, entre outras coisas, “Sério? Nós não sabíamos que uma peça publicitária servia para falar de si mesmo e se promover. Você sabia?”.

Fonte: G.Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *