Curta O Gênero em Porto Alegre

poa

Aberta temporada de itinerâncias do Curta o Gênero pelo Brasil

 

O Curta o Gênero 2015, realizado pela ONG Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero, chega a sua 4ª edição com mais destinos percorridos pelo Brasil e América do Sul a fora. Assim, o evento se consolida como um projeto de referência nacional em questões de gênero e sexualidades nos âmbitos estéticos, políticos e de produção e difusão de conhecimento. O formato multilinguagens é um convite ao debate e à ação pela sedimentação de relações de gênero equânimes, construção ou invenção de outras representações e universos simbólicos livres do machismo e das lesbohomotransfobias.

 

Entre 7 e 18 de abril em Fortaleza, o Curta o Gênero (COG) agregou o IV Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, composto de mesas, minicursos e simpósios; a IV Mostra Internacional Audiovisual de Curtas Metragens; as Mostras Paralelas Queer Lisboa e Mix Milano; as Rodas de Conversa; a Exposição Fotográfica Contrastes, o III Encontro Nacional Gênero nos Pontos, o I Encontro Latino-americano Gênero e Cultura, apresentações teatrais no Gênero em Cena; Feira Solidária; apresentações musicais e performances; intervenções urbanas; e lançamento e venda de livros.

 

Ao longo do ano o projeto se expande, levando parte de sua programação a outras cidades brasileiras e do Cone Sul. O projeto já esteve nas cidades do Crato (CE), Recife (PE), Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu. Em agosto o Curta o Gênero passará ainda pelas cidades de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Brasília (DF).

 

Em todas estas itinerâncias, o COG apresentará pelo menos uma sessão da Mostra Internacional de Curtas, projeções da Exposição Fotográfica Contrastes e mesas ou rodas de conversa sobre gênero, cultura e políticas culturais. Também serão divulgadas a criação da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura, criada em abril de 2015 e que já conta com a representação de seis países latino-americanos e da Plataforma de financiamento coletivo em Direitos Humanos Parceria.Org.

 

Para a realização dessas itinerâncias contamos com a parceria de Núcleos de Universidades e ONGs envolvidas e atuantes nos campos das questões de gênero e sexualidades.Projeto é produzido pela Relampeio Produções e pelo Ponto de Cultura Outros Olhares, conta desde sua primeira edição com o patrocínio da Petrobras. Este ano, conta também com o patrocínio dos Correios e com o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Coelce.

 

Programação em Porto Alegre

 

Com realização da ONG Somos e da Fábrica de Imagens, o COG acontece dia 04 de agosto, terça-feira, na Cinemateca Capitólio. Tem exibição de sessão da Mostra Internacional Audiovisual; projeções da Exposição Fotográfica Contrastes; Roda de Conversa sobre Gênero e Políticas Culturais e apresentação da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura, além da apresentação da Plataforma de financiamento coletivo em Direitos Humanos, Parceria.Org

 

Roda de Conversa com:

Marcos Rocha (Fábrica de Imagens e membro do GT de Gênero da CNPdC e da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura);

Ana Paula Stock (Somos e membro do GT de Sexualidades da CNPdC e da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura);

Cláudia Penalvo (ativista em Direitos Humanos, colaboradora do Somos e estudiosa de gênero e sexualidades);

Clarisse Chiappini Castilhos (Mulheres Rebeldes);

Gliciane Neves (Rede Olhares do Sul).

 

Serviço

Curta o Gênero 2015 Itinerante

Local: Cinemateca Capitólio – Demétrio Ribeiro, nº 1085 (esquina com Borges de Medeiros)

Data: 04 de agosto

Horas: 18h30 às 21h

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *