CLOSE 2015 COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA

CLOSE2015-WEB-ComuniFB-12

Realizada em parceria pela Avante FilmesBesouro Filmes e SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, a quinta edição do CLOSE – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, acontecerá entre os dias 24 e 29 de novembro na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A programação do CLOSE deste ano consiste em duas mostras principais: a Mostra Competitiva de curtas e a Mostra Panorama além das sessões especiais “cinema gaúcho”.

O foco do CLOSE 2015 é voltado aos filmes nacionais que abordam o cinema LGBTQ. Ano após ano o festival foi agregando novos olhares sobre o tema e expandindo seu público (reflexo também da produção cinematográfica brasileira que está cada vez mais diversa e numerosa). Novamente oferecendo diversos debates e tendo todas as exibições com entrada franca, as sessões de curtas, médias e longas, ocorrerão no CineBancários e na Aldeia.

Entre os destaques da programação da Mostra Panorama, estão filmes inéditos no RS como: Nova Dubai, média-metragem de Gustavo Vinagre, exibido em festivais como International Film Festival Rotterdam, Torino Film Festival,  Art of the Real – NY e QueerLisboa, que propõe uma forte crítica ao setor imobiliário em uma narrativa extremamente erótica; e o documentário E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto (Mostra especial Zinematógrafo + Close), exibido no Festival de Locarno (em que foi agraciado com três prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri), em que o diretor, que convive há 20 anos com o HIV, realiza um diário clínico de seu tratamento médico, em meio à crise financeira na Europa.

Já A Seita, também inédito no estado, primeiro longa-metragem do pernambucano André Antônio, trata-se de uma ficção científica futurista sobre um jovem que retorna da Lua para o Recife. O filme teve sua estreia esse ano no Festival Internacional de Cinema do Rio. Chama atenção na programação ainda Nós Duas Descendo a Escada, segundo longa-metragem do diretor gaúcho Fabiano de Souza, que narra vários meses no relacionamento de duas garotas.

Além disso, a Mostra Cinema Social apresenta o filme Nega Lú, recentemente lançado e que apresenta um pouco da vida de uma das mais instigantes figuras da cena lgbt porto-alegrense.

Mostra Competitiva de Curtas Nacionais terá um total de 11 títulos de 7 estados diferentes, as duas sessões da mostra contam com títulos de curta duração que abordam aspectos variados da vivência, estética e temática LGBTQ.

Todas as sessões do festival terão debate após o filme, alguma delas com a presença dos realizadores.

Acompanhe a programação do evento pelo Facebook.