Argentina comemora os primeiros casamentos LGBT

Alejandro Vanelli e Ernesto Larrese se casam em Buenos Aires / Reuters.

A Argentina realizou na última sexta-feira, 31 de julho, os dois primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde a reforma no Código Civil que autorizou, em meados de julho, a união homossexual. As cerimônias aconteceram na província de Santiago del Estero, no norte do país, e em Buenos Aires.

A legalização fez da Argentina o primeiro país da América Latina a reconhecer em nível nacional o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O primeiro casamento, na cidade de Frías, uniu Luis David Navarro, de 54 anos, e Miguel Angel Calefato, de 65. Os dois viviam juntos há quase três décadas.

– Os preconceitos são derrubados com o respeito – afirmou Navarro, que explicou que o casal ainda não sabe se aceitará a viagem de lua de mel a Cancun prometida pela cidade mexicana aos primeiros que se casassem na Argentina.

– Parece muito superficial, para o que significa o acontecimento, pensar em se casar primeiro apenas para ganhar o prêmio – acrescentou.

A outra cerimônia aconteceu quase simultaneamente em um cartório da capital federal, onde se casaram Ernesto Larrese, ator de novelas famoso na Argentina, e o agente de artistas Alejandro Vanelli, que estavam juntos há mais de 30 anos.

Fonte: Reuters

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *