Aldeia promove curso sobre visão feminista e LGBT na Arte Moderna e Contemporânea

lempicka-le-dream

 

Iniciou ontem o curso Arte Moderna e Contemporânea: Perspectivas Identitárias, Trans e Queer, ministrado pela artista Rosa Blanca, na Aldeia (Rua Santana 252). Ao todo serão 8 encontros às segundas feiras, a partir das 18h.

O curso será teórico com exercícios práticos, que irão abordar como os artistas expressaram realidades e conceitos ligados ao universo da identidade de gênero e identidades trans e queer nas seguintes fases da arte moderna e contemporânea:

– Vanguardas artísticas

– O surrealismo feminino e masculino;

– A arte no período de “entre guerras”;

– A arte pop;

– Pintura e fotografia outsider;

– As performances e os estudos queer;

– Arte (trans)disciplinar.

A proposta é construir uma abordagem fora da lógica da arte dita como “oficial”, O curso dá inicio na arte moderna, trazendo referências de alguns artistas do final do século XIX, e apontando certas características iconográficas. Logo, se analisam as vanguardas, como o cubismo, e no surrealismo e construtivismo, se resgatam as artistas mulheres. Na arte contemporânea, analisaremos artistas que surgiram em um contexto da descoberta da AIDS, já na contemporaneidade, são estudadas algumas performances e seu vínculo com o ativismo”, explica a artista.
Rosa Blanca ressalta ainda que “o objetivo é realizar uma discussão inter e transdisciplinar. Nesse sentido, não é necessário contar com uma formação em artes. Convida-se a artistas, jornalistas, críticos e críticas, ativistas e curiosos/as”.
A artista participou de exposições como Útero, Museu e Domesticidade (2014), no Museu de Arte do Rio Grande do Sul e como curadora, realizou a I Exposição Internacional de Arte e Gênero (2013). Também, é Mestre em Artes Visuais (UFRGS) e Doutora em Ciências Humanas (UFSC). Leciona no Mestrado em Indústria Criativa e no Curso de Artes Visuais, na Universidade Feevale. É organizadora da publicação Poéticas Abertas (Feevale, 2013) e organizadora do dossier “Artes visuais: diálogos com os estudos feministas, trans e queer”, no número atual da Revista Estudos Feministas. Vol. 23, 2015

 
Curso Arte Moderna e Contemporânea: Perspectivas Identitárias, Trans e Queer
Inscrições pelo e-mail -> aldeia252@gmail.com

Duração: 8 encontros,
segundas-feiras, das 18h às 20h, na Aldeia (Rua Santana, 252)
Valor: R$200, podendo ser parcelado em até 2x de R$ 105
Vagas limitadas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *