15 anos depois, ainda SOMOS

DSC04527

Uma das mais reconhecidas e atuantes ONGs de Porto Alegre, o SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade completa 15 anos neste sábado (10/12). Para marcar a data, o grupo lança um manifesto (clique aqui) reafirmando sua missão, pois o momento exige resistência, comprometimento e fortalecimento. O texto, que marca a estreia do perfil do SOMOS na plataforma Medium, se articula com uma ação nas ruas da cidade. Trata-se de um cartaz-lambe fixado em espaços públicos contendo um jogo de caça-palavras que convida as pessoas a buscarem 15 verbos, fazendo alusão à natureza do nome do grupo: questionar, inventar, provocar, desejar, viver, brincar, sonhar, construir, lutar, erotizar, gozar, resistir, sexualizar, ousar, existir.

O SOMOS realiza ações transdisciplinares, tendo como base os direitos humanos, com ênfase em direitos sexuais e direitos reprodutivos, a partir da articulação das áreas de educação, saúde, comunicação e arte. A sua missão é trabalhar por uma sociedade plural e democrática por meio da afirmação de direitos. A trajetória do grupo iniciou-se em 10 de dezembro de 2001, quando ele foi fundado por militantes advindos das áreas de luta contra a aids e do movimento LGBT. A proposta era desenvolver ações sociais com abordagens inovadoras direcionadas à comunicação e à saúde.

As ações de incidência política e de controle social sobre as políticas públicas e a realização de projetos de intervenção social são o principal foco de atuação do grupo, em temáticas ligadas a gênero e sexualidade.

O grupo reconhece que há avanços importantes na garantia e na promoção dos direitos humanos, mas são insuficientes, principalmente frente aos retrocessos verificados recentemente que fragilizaram a democracia e a garantia de direitos básicos. Por isso, aos completar 15 anos, o SOMOS reafirma a importância de aprofundar suas ações.