Novo romance sobre a descoberta da sexualidade de um jovem gay

Novo romance de Márcio El-Jaick conta a história de um adolescente às voltas com a descoberta da homossexualidade e com os dilemas da entrada na vida adulta

Interior do estado do Rio de Janeiro, 1989. Aos 17 anos, Caco vive com os pais e a irmã, prepara-se para prestar vestibular, precisa lidar com sua homossexualidade e não vê a hora de conquistar mais liberdade. Como todo adolescente, ele é egocêntrico e dramático, mas também extremamente sensível. Depois de conhecer um homem mais velho, ele se vê diante de algumas escolhas difíceis e de decisões que precisam ser tomadas.

Esse é o enredo de Para a sua jukebox (Edições GLS, 264 p., R$ 59,90), novo romance de Márcio El-Jaick. Ao retomar o fim da década de 1980 e o início da de 1990, o escritor cria uma atmosfera saudosa e vibrante, marcada pela estética pop característica dessa época e por inúmeras referências ao universo musical e cinematográfico que permanece referência até hoje.

Vivendo em uma cidade pequena, Caco sabe que precisa tomar cuidado para que sua homossexualidade não seja descoberta – sobretudo por seus pais, que ele ama muito e não deseja desapontar. Nem mesmo a Nara, sua melhor amiga, ele tem coragem de revelar o segredo. Ele vai a festas, estuda, fica com meninas, preocupa-se com a aids e tenta manter um cotidiano menos claustrofóbico. Ao mesmo tempo, seus hormônios estão em ebulição e ele anseia por conhecer alguém que lhe permita realizar suas fantasias – que incluem o amor romântico e o companheirismo.

Enquanto decide a carreira que vai seguir, Caco conhece Diogo, homem experiente que inicia com ele um relacionamento sexual. Esse despertar permite ao jovem conhecer melhor a si próprio e perceber que só terá chance de assumir-se se deixar a cidade em que vive. Porém, seus planos vão por água abaixo quando Nara, com quem ele moraria no Rio de Janeiro após entrar na faculdade, engravida inesperadamente.

A partir daí, a história cresce em dramaticidade e Caco toma uma decisão que poderá mudar sua vida para sempre. Enquanto vive todos esses acontecimentos, ele desenvolve a tese de que cada pessoa vai construindo uma jukebox própria, composta pelas músicas que marcam cada etapa de vida.

Escrito em linguagem ímpar, o romance aborda um tema universal – a adolescência -, descreve uma época inesquecível para muitos de nós e mostra os conflitos que os jovens homossexuais enfrentam ainda hoje.

O autor
Márcio El-Jaick nasceu em 1972. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), é também tradutor. Pelas Edições GLS, publicou os romances Anatomia da noite (2009), No presente (2008) e Matéria básica (2007), além do livro de contos Era uma vez (2001). Mora em Niterói, Rio de Janeiro.

Para a sua jukebox
Autor: Márcio El-Jaick
Editora: Edições GLS
Preço: R$ 59,90
Páginas: 264
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.edgls.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *