Novo livro da Editora Fundação Perseu Abramo debate cidadania e preconceito

No Mês Internacional do Orgulho LGBT, a Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA) lança o título “Diversidade sexual e homofobia no Brasil”. A publicação é resultado da pesquisa “Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil – Intolerância e Respeito às Diferenças Sexuais”, realizada no ano de 2009, em parceria com a fundação alemã Rosa Luxemburg Stiftung (RLS), sob coordenação do Núcleo de Opinião Pública (NOP) da Fundação Perseu Abramo. O livro tem previsão de lançamento durante a Feira Cultural da Parada do Orgulho LGBT, no dia 23/06, em São Paulo (mais informações em breve).

Organizada pelos pesquisadores Gustavo Venturi e Vilma Bokany, a obra oferece análises de intelectuais, militantes, estudiosos e pesquisadores dedicados ao tema e ao universo LGBT, trazendo ao debate a questão da homofobia e da permanência do preconceito, da discriminação e da violência homofóbica entre os brasileiros.

Com textos de Elizabeth Zambrano, Fernando Seffner, Gabriela Calazans, Julian Rodrigues, Keila Simpson, Léo Mendes, Luiz Ramires, Marco Aurélio M. Prado, Maria Berenice Dias, Nilton Luz, Paula Lacerda, Rogério Diniz Junqueira, Sérgio Carrara, Vange Leonel, o livro se debruça sobre dados, conjuntura nacional, fatos e apontamentos para as conquistas de equiparidades.

Entre os temas abordados, a obra trata, para além das questões da homofobia e da intolerância às diferenças, dos debates relativos a identidade de gênero, orientação sexual, exposição e construção da personagem LGBT na mídia.

Fonte: Fundação Perseu Abramo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *