Disque Direitos Humanos recebe 3 denúncias por dia sobre homofobia

Inaugurado no início de 2011, o Disque Direitos Humanos ou Disque 100 já recebeu 560 denúncias só nos primeiros seis meses de funcionamento – uma média de 3 por dia.

O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. Os telefonemas são gratuitos e podem ser feitos a partir de linhas fixas ou móveis para o número 100. O Disque Direitos Humanos é também um canal para divulgar informações e orientações sobre ações, programas e campanhas, bem como de serviços de atendimento, proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos disponíveis nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

Reportagem do “Correio Braziliense” aponta que 18,75% delas são do Estado de São Paulo. Entre os tipos de violência mais comuns, a psicológica aparece em primeiro com 43,6% das denúncias. Atrás, estão discriminação (31,1%), violência física (14,1%) e violência sexual (5,44%).

Outros tipos como abuso financeiro, violência institucional, negligência e tortura, respondem juntos a 5,4%. Ao jornal, Toni Reis, presidente da Associação de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), afirmou que o número é alto considerando-se o pouco conhecimento da população a respeito desse serviço.

Da redação, com informações da SDH

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *