Vagas abertas para estudos sobre o Holocausto

As inscrições para a II Jornada de Estudos sobre o Holocausto, que será em 22 de outubro, podem ser feitas. As vagas são limitadas e o prazo é 22 de setembro. São 400 vagas, das quais 175 destinadas à Rede Municipal de Ensino, 175 para a Rede Estadual e 50 para integrantes da Ufrgs e demais interessados. O evento ocorrerá no Salão de Festas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). áudio

O objetivo do encontro é fazer um recorte aprofundado desse episódio a partir da visão de especialistas de diversas áreas e de sobreviventes. O Holocausto (Shoah), genocídio ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), em que mais de 6 milhões de judeus foram assassinados, além de outras minorias, como homossexuais (de 5 a 15 mil), que recebiam o triângulo rosa em seus uniformes, ciganos e opositores ao regime nazista.

A abordagem deste assunto segue a lei 10965/2010, que institui o ensino do Holocausto nas escolas municipais. A jornada é uma parceria entre B’nait B’rith do Brasil, Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação Racial, da Universidade de São Paulo, Ufrgs, prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Procempa, e Secretaria Estadual da Educação.

O evento é gratuito e acontecerá durante todo o dia. Segundo Clarice Moraes, assessora de Relações Etnicorraciais da Smed, o significado do encontro vai além do nazismo. “Todo o combate à discriminação é de suma importância na educação. Se começarmos pela construção de uma cultura de paz, o racismo será combatido”, acredita. Ela destaca a qualidade do quadro de palestrantes e que a rede municipal pensa em criar um curso de extensão sobre esse tema.

As inscrições devem ser feitas em: http://tinyurl.com/inscricaojornada. Informações pelo e-mail: clarice@smed.prefpoa.com.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *