Exposição Fotográfica Homenageia Mulheres

mulhermaravilha

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MULHERES MARAVILHA

Por Gerson Roldo e Cristiano W. Soares

Idealizador das exposições “Monas” e “Santa Vilania”, o fotógrafo Gerson Roldo se une ao colega de profissão Cristiano W. Soares, que colaborou nos projetos anteriores, para prestar uma homenagem a 15 ícones de gênero. Na exposição “Mulheres Maravilha”, o fio condutor é o personagem da DC Comics, uma amazona presenteada com superpoderes, enviada para o “mundo dos homens” para espalhar a paz e, de quebra, servir de equilíbrio entre os extremismos do Batman e do Super Homem na Liga da Justiça.

Cleópatra, Joana D’Arc, Carlota Joaquina, Anita Garibaldi, Carmen Miranda, Evita Peron, Frida Kahlo, Leila Diniz, Coco Chanel, Maria Bonita, Zuzu Angel, Elis Regina, Nina Simone, Brigitte Bardot e Marilyn Monroe também foram, a seu tempo, mulheres Maravilha. Assim como as 15 retratadas, que dão sobrevida aos mitos, mas não por acaso.

Fazem parte do projeto mulheres heterossexuais, homossexuais e transexuais, o que torna o passeio entre as molduras ainda mais curioso.

Cada uma escolheu a releitura que queria fazer conforme o próprio estilo de vida e de pensar o mundo, além de assumir o figurino – parte delas sem esquecer as estrelas da amazona que dá nome à mostra.

No pano de fundo, imagens de Porto Alegre, fazendo relação entre cada personagem e o local que mais combina com ela na cidade: Frida entre os cactos da Casa de Cultura Mário Quintana, Marilyn em frente ao Capitólio e Cleópatra no Jardim Europeu da Redenção, só para não estragar as 15 surpresas.

A abertura da exposição ocorre em 10 de março de 2015, dois dias depois do Dia Internacional da mulher, com coquetel das 20h30min às 21h30min. A mostra fica em cartaz até 10 de maio no Venezianos Pub Café (Joaquim Nabuco, 397/bairro Cidade Baixa)

Texto: Ricardo Pont – Jornalista

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *