A visão freudiana dos pés e sapatos sob a perspectiva do grupo Geda

Il Faut Trouver Chaussure à Son Pied  – É Preciso Encontrar o Sapato Ideal para o Seu Pé é o espetáculo do GEDA Companhia de Arte Contemporânea que faz sua última apresentação hoje, 25 de agosto,  às 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, com direção de Décio Antunes e coreografia de Maria Waleska Van Helden, com ingressos a R$ 10,00.

A obra coreográfica tem como base de pesquisa os estudos do antropólogo francês Leloup sobre as partes do corpo, que aponta a visão Freudiana da ligação dos pés como símbolo fálico e dos sapatos como símbolo feminino. Neste mesmo foco, a pesquisa encontra inúmeros provérbios, tanto no Oriente como no Ocidente, que sinalizam a conexão de sapatos e pés nas relações entre homens e mulheres. A presença da mala insere-se como o significado de “incubadora” dessas relações. O trânsito da personagem feminina percorre caminhos e descaminhos inerentes às relações interpessoais. 

A obra tem linguagem da dança contemporânea, um tratamento dramatúrgico que se estabelece numa construção circular, apostando na articulação de imagens que fundem corporeidade, objeto e movimento. No elenco estão as bailarinas Fabiane Severo, Graziela Silveira e Stela Menezes. A produção é da Kapsula.
O início do processo de pesquisa ocorreu em 2003, no curso de Pós-graduação em Dança PUC/RS e um ano depois participou do “Dies de Dansa”, em Barcelona (Espanha). Em 2006 se apresentou no Festival Marco Zero, em Brasília; em 2007, em Alegrete, Caxias do Sul, no Festival de Dança de Londrina e Festival Habana Vieja: Ciudad em Movimiento, em Havana (Cuba). Em 2008 constou na programação do 3º Palco Giratório Sesc/RS; em 2009 fez temporada no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, esteve no Festival Internacional de Dança Mesa Verde e Barra Grande (Bahia) e em 2010, em Santa Maria e Alegrete.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *