ll Bafão Performático de Gaymada – 29 de junho

gaymada

II BAFÃO PERFORMÁTICO DE GAYMADA

A proposta do jogo performático de Gaymada mistura atividade esportiva, performance artística e ativismo. A Gaymada é uma versão da queimada, uma brincadeira típica da infância, e é levada a público num campeonato coordenado pela comunidade LGBTT, com a proposta de criar um espaço lúdico e artístico de respeito à diversidade.

A Gaymada já é praticada em outros estados do Brasil e surgiu a partir de uma proposta de ser uma brincadeira leve e que ajude a quebrar preconceitos e ocupar espaços que, costumeiramente, não são abertos a LGBTTs. O evento será realizado pela segunda vez na UFRGS, como parte de uma ação do Departamento de Arte Dramática dentro do mês da diversidade LGBTT em parceria com o evento Direitos Humanos em Debate, realizado pela Faculdade de Educação. A atividade pretende, de maneira bem-humorada, através da linguagem performática-teatral, chamar a atenção para temas como transfobia, homofobia, machismo e violência, e discutir questões sobre a diversidade sexual.

Durante apresentação performática, o público é convidado a se integrar à atividade esportiva, enquanto os atores, em seus momentos de representação, enfatizam o respeito às diferenças e a todas as formas de ser, sem distinção.

Ações desse tipo tornam-se vitais num momento em que o país demonstra cada vez mais preocupação em combater o ódio em relação à população LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Com estatísticas muito preocupantes de violência e assassinatos, há a necessidade de uma maior conscientização da população no sentido de disseminar a ideia de inclusão e do respeito às diferenças.

Na Gaymada o território é livre para a participação de todos. Nessa ação cênico-performática-teatral, a ideia é compartilhar experiências, jogar e dançar, numa prática que propõe muita integração, arte, respeito e bom humor.



II BAFÃO PERFORMÁTICO DE GAYMADA
Integra o evento Direitos Humanos em Debate na FACED-UFRGS 2018,
com performances dos alunos do curso de graduação em Teatro UFRGS, da disciplina de Atuação e participantes da atividade de extensão Bafão Performático de Gaymada – jogo performático teatral de apoio à diversidade.

Dia 29/06/2018
Às 10h
Na frente da FACED

Realização
Departamento de Arte Dramática da UFRGS
em parceria com a Faculdade de Educação UFRGS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *