Afronte – Cósmica e Workroom

afronte

Alguém Avisa, Cósmica Bar e Workroom lançam a AFRONTE. Um evento que vai contar com Oficinas para o público LGBTQIA+ e receberá expositores LGBT’s que queiram expor seus produtos.

A rebelião de Stonewall iniciou com manifestações espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. Esses motins foram e ainda são amplamente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país, motivo pelo qual no mês de junho até hoje é celebrado o mês do Orgulho LGBT no mundo todo.

Quase 50 anos após a rebelião de Stonewall as coisas estão bastante diferentes, e certamente há muito do que se orgulhar no que diz respeito aos nossos direitos. No entanto, o Brasil além de ser um dos países que mais mata LGBT’s é também um dos mais homofóbicos. A homofobia nestes casos se torna reflexo da falta de representatividade nas mídias, nas empresas, nos espaços públicos. Vivemos uma ascensão dos direitos na lei, que ainda não se refletem na cultura do país. Por isso, precisamos continuar indo para as ruas, nos reunindo e nos organizando para criarmos redes capazes de confrontar e mudar esta situação. 

As batidas policiais em bares gays eram rotina na década de 1960, mas os oficiais rapidamente perderam o controle da situação no Stonewall Inn. Eles atraíram uma multidão que foi incitada à revolta. As tensões entre a polícia de Nova York e os residentes homossexuais de Greenwich Village irromperam em mais protestos na noite seguinte e, novamente, em várias noites posteriores. Dentro de semanas, os moradores do bairro rapidamente organizaram grupos de ativistas para concentrar esforços no estabelecimento de lugares que gays e lésbicas pudessem frequentar sem medo de serem presos.Depois dos motins de Stonewall, gays e lésbicas em Nova York ainda enfrentaram obstáculos geracionais e de gênero, raça e classe social para se tornar uma comunidade coesa.

A luta da AFRONTE é cultural e social, nosso protesto é pela liberdade de ir e vir, por isso, o Alguém Avisa, a Cósmica e a Workroom se unem para a primeira edição deste evento que busca não apenas reunir o público LGBT para se divertir, mas principalmente criar uma rede coesa e colaborativa. No dia 30 de Junho, nas vésperas da Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre vamos produzir um evento bem colorido, com Oficinas Gratuitas para o público LGBTQIA+ e disponibilizar espaços para comerciantes e produtores LGBT’s apresentarem o seu trabalho. A Cósmica e a Workroom ainda preparam drinks e comidas deliciosas para você enfrentar essa maratona. Sem falar numa noite toda especial, celebrando o orgulho LGBT. 

AFRONTE é a busca da união em momentos de tantas injustiças. É enfrentar lado a lado as adversidades que sofremos diariamente. É criar um espaço de pertencimento, é sentir-se cada vez mais forte para seguir lutando não apenas pelos nossos direitos, mas também pelos daqueles que ainda não o possuem. 

QUER SER UM EXPOSITOR DO EVENTO OU TEM INTERESSE EM MINISTRAR UMA OFICINA GRATUITA? Preencha o nosso formulário clicando no LINK (https://bit.ly/2stNzS6) ou mande um e-mail para alguemavisah@gmail.com e participe da primeira edição da AFRONTE. 

Maiores informações: http://www.alguemavisa.com.br/

EVENTO NO FACEBOOK

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *