Projeto #EuSouGay lança vídeo da campanha

A banda Belle & Sebastian diz em uma de suas músicas “Faça algo bonito enquanto você pode. Não adormeça”. Foi motivada por esta frase que a jornalista Carol Almeida, 32 anos, decidiu não mais adormecer perante os atos ocorridos contra os homossexuais. Daí surgiu o projeto #EUSOUGAY que tem como ponto de partida os crimes não só de homofobia mas de ódio contra os gays, que ultimamente temos acompanhado nos veículos de comunicação.

Após o assassinato de Adriele Camacho, 16 anos, em abril desse ano, e as declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ) no programa CQC, Carol decidiu fazer algo e criou o blog #EUSOUGAY que em menos de duas horas já estava nos Trending Topics do Twitter. Ela explica que o projeto “não é apenas contra a homofobia. É um trabalho contra a intolerância, contra o ódio. Não podemos, não devemos e não vamos viver nesse ambiente”.

A ideia era que cada pessoa enviasse ao blog da Carol uma foto com a hashtag #EUSOUGAY, independente de orientação sexual, e ao término de tudo as fotos seriam lançadas em um vídeo. O SOMOS participou dessa campanha e mobilizou no dia 17 de maio de 2011, Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, pessoas na Esquina Democrática, em Porto Alegre, para uma manifestação em prol do projeto.

Pois bem, muitas fotos depois, cerca de 2500 segundo o blog da Carol, o vídeo com as fotos está pronto. Ele foi lançado no dia 06 desse mês e nós aqui do SOMOS estamos orgulhosos de termos feito parte deste momento.

Segundo ela, a frase #EUSOUGAY “se trata de uma afirmação, de uma postura positiva, solar e feliz. Postura que pessoas de todo o Brasil (e até fora dele) assumiram ao entender que ser gay hoje vai muito além do nome que emoldura uma orientação sexual”. E sobre as milhares de fotos que recebeu completa: “Pessoas que, pelo amor e respeito ao próximo, levantaram essa mensagem e mostraram seus rostos”.

Assista ao vídeo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *