Os Sonhadores – 9 de maio

sonhd

Mostra 50 anos de 1968: História, cinema e memória

Chegamos aos cinquenta anos do inesquecível ano de 1968. Tudo se encontra resolvido, todas as dúvidas de outrora, as incertezas, as desigualdades, as misérias e principalmente o modelo político a ser buscado está dado ou, em vias de ser alcançado. O mundo não é mais polarizado entre Ocidente e Oriente, entre comunismo e capitalismo, e caminhamos céleres para o bem comum. Porém, essas afirmações parecem tão distantes quanto mais nos afastamos de 1968: a revolta daquelas massas de jovens que queriam mudar o mundo e os “sistemas” de Leste a Oeste foi domesticada, pasteurizada e, sobretudo, despolitizada e transformada em mercadoria.

Por meio de uma seleção de filmes, a mostra 50 Anos de 1968: História, Cinema e Memória, tenta enquadrar o contexto e alguns dos valores da época registrados em planos e sequências. Do março brasileiro ao maio francês, passando por cenários diversos como a Inglaterra, os Estados Unidos e o Vietnã. Registros fílmicos da política, da memória, das aspirações, e da efervescência cultural embalados por significativa trilha sonora.

Em tempos sombrios, como os atuais, seria muito bom que o ano de 1968 permanecesse como o “ano que não terminou” e, ainda que por instantes, pudéssemos olhar o passado na tela e buscar nele alguma inspiração para contestar e exercer nossa cidadania. Que a generosidade, a abnegação, a dedicação e a capacidade de mobilização daqueles que há cinquenta anos ousaram sonhar de olhos abertos nos possuam e nos poupem de um novo treze de dezembro de 1968, para que possamos caminhar mais próximos da utopia em vez da barbárie.

Nilo Piana de Castro,

Professor de História do Colégio Aplicação da UFRGS e curador da mostra

OS SONHADORES

Dir. Bernardo Bertolucci | França, Reino Unido e Itália | 2004 | 116min

Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.

09/05/18 – 19:00

Local: Sala Redenção – Cinema Universitário (Av Eng. Luiz Englert s/n, Campus Central da UFRGS)

Entrada Franca!

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *